Guia para a Adoção de Cães

Guia para a Adoção de Cães

“O cão é o melhor amigo do Homem”! Não poderíamos estar mais de acordo! Lamentavelmente, o contrário nem sempre se verifica…

Uma grande parte dos animais que acolhemos já foram, em tempos, o melhor amigo de alguém que, mais tarde, os abandonou ou mal tratou. Por isso, é importante que a decisão de adotar um cão seja consciente e responsável. Exige tempo, dedicação e recursos!

Está preparado/a para adotar um cão? Pense…

  • No seu estilo de vida;
  • No espaço disponível;
  • Na sua disponibilidade financeira;
  • Se pretende um cão bebé ou adulto

O que devo ter em consideração:

  • Deverá assegurar uma alimentação adequada ao tipo de cão;
  • Deverá assegurar que alguém cuide dele sempre que esteja ausente (férias, em trabalho, etc);
  • Vacinação e desparasitação interna e externa;
  • Caso adoeça deverá ser devidamente tratado;
  • Deverá ser responsável e esterilizar/castrar, considerando os inúmeros benefícios que isso traz – Consulte secção Esterilização/Castração;
  • Identificação do seu cão através do microchip: o microchip é uma forma eletrónica de identificar o seu animal. É simples e eficaz. Desde Julho de 2008, é obrigatório, por lei a identificação eletrónica de todos os cães.

Chapa de identificação
Apesar do seu animal possuir um microchip, tal não invalida que ele utilize uma chapa de identificação na coleira. O seu uso é importante, uma vez que, pode ser muito útil para rapidamente resolver situações de animais perdidos. Na chapa deve constar o contacto telefónico do tutor.

Cuidados específicos quanto ao tipo de pêlo
Tem possibilidade de recorrer a serviços de tosquia e banho? Um cão de pêlo comprido exige mais cuidado, logo é mais dispendioso. 

Idade do Cão: bebé ou adulto?
Ao adotar um cão bebé deverá ter em conta as despesas iniciais como: vacinação, esterilização, treino (se for necessário),  acessórios como brinquedos, trela e coleira, os quais muito provavelmente terão de ser substituídos quando crescer. Deve considerar que um cão bebé exige muito tempo e dedicação, pois ainda está a aprender tudo. Deverá ter paciência para a urina no chão, objetos pessoais roídos, necessidade constante de atenção, entre outros.
Enquanto adotante, deverá ter em consideração a sua idade e estado de saúde. Lembre-se que um cão adulto não necessita de tanto exercício, é geralmente mais calmo mas, claro também necessita de tempo para se adaptar à nova família.

O temperamento do cão
Os cães são o reflexo do tutor e, neste sentido, se adotar um bebé terá de lhe dedicar muito tempo, uma vez que será a sua responsabilidade ensinar-lhe tudo o que deve saber. Todos os cães conseguem aprender, contudo poucos tutores têm paciência e conhecimento para os ensinar.
Caso opte por adotar um cão adulto deverá considerar o temperamento do cão e respetivo estilo de vida da família.